Felizes férias: questãos de gêneros em All Inclusive, Las Vegas e Sueño Florianópolis

Autores

  • Rocío Gordon Christopher Newport University

Palavras-chave:

géneros, comédia, rematrimônio, felicidade, familia.

Resumo

Em 2018, na Argentina, foram lançadas três comédias que se desenrolam durante férias em família ou de casais: All Inclusive de Diego e Pablo Levy, Las Vegas de Juan Villegas e Sueño Florianópolis de Ana Katz. Cada uma delas apresenta situações que perturbam a harmonia das férias para reformular as relações interpessoais, seja com base em convenções de gênero (tanto quanto genre e gender) ou através de suas rupturas. Dentro do universo fechado e por vezes carnavalesco que as férias possibilitam, esses filmes usam a comédia para expressar diferentes perspectivas sobre o casamento e a família. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel que a felicidade (e seu fracasso) desempenha no imaginário de férias e na família, dentro da construção do gênero (comédia) e na percepção de gênero (gender).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rocío Gordon, Christopher Newport University

Professora associada de espanhol na Christopher Newport University, Virgínia, EUA, e pesquisadora do cinema argentino contemporâneo. Ela é autora de Narrativas de la suspensión. Una mirada contemporánea sobre la literatura y el cine argentino (Libraria, 2017) e publicou vários artigos sobre o cinema judaico-argentino e sobre a representação de bairros populares. Este ensaio faz parte de uma série de artigos sobre espaços de férias no cinema argentino contemporâneo. Endereço eletrônico: rociogordon@gmail.com.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Gordon, R. (2024). Felizes férias: questãos de gêneros em All Inclusive, Las Vegas e Sueño Florianópolis. Imagofagia, (29), 46–71. Recuperado de https://imagofagia.asaeca.org/index.php/imagofagia/article/view/1006

Edição

Seção

Presentes